Problemas com a bomba de alta da Amarok? Aqui na DIESELLINE reparamos a bomba já com foco em solucionar de uma vez por todas os problemas crônicos dessa caminhonete.
A Amarok é uma das picapes mais vendidas do país. Porém, há pessoas que amam e pessoas que odeiam. Normalmente, quem não gosta dessa caminhonete é porque precisou gastar rios de dinheiro tentando resolver o problema crônico no motor. Na verdade, esse problema que faz proprietários de Amarok tremerem está relacionado à bomba de alta pressão. A bomba é um componente essencial no sistema de injeção. Nesse caso, a forma como a bomba foi projetada é a responsável por todas as dores de cabeça.
Problema na bomba de alta da Amarok
Como você já sabe, o problema crônico da Amarok é causado pela bomba de alta. Primeiramente, é preciso deixar claro que toda bomba vai dar problema em algum momento. O que faz a bomba dar problema precocemente é utilizar diesel de má qualidade, deixar de trocar filtros ou usar filtros de má qualidade, por exemplo.
Em suma, toda bomba, em algum momento vai se desgastar. Mas normalmente, esse desgaste não prejudica tão fortemente os injetores, como acontece no caso da Amarok. Inclusive, já falamos sobre isso neste outro artigo.
Mas agora, falando de uma forma direta, é fato que esse problema ocorre devido a forma como a bomba foi construída.
Em geral, a alimentação das bombas de alta é dividida entre o óleo da lubrificação e o que vai para os pistões para gerar pressão. Nesses casos, quando “mói” a bucha do eixo, a limalha presente na lubrificação volta direto para o tanque, sem ter contato com o sistema de injeção. Ou seja, a bomba vai dar problema, mas a limalha não vai complicar os injetores.
Na bomba de alta da Amarok, a alimentação de óleo diesel não é dividida. Primeiro é feita a lubrificação e depois vai direto para o cabeçote. Desse modo, se moeu o eixo, a limalha passa pela Mprop e vai para os injetores, fazendo um estrago em todos esses componentes.
Nesse caso, não adianta trocar o injetor se não resolver o problema da bomba. Por isso, os custos com o conserto ficam bastante altos.
Bomba de alta convencional x Bomba da Amarok
Na imagem, vemos um sistema “normal”, no caso, o utilizado na Ducato 2.8. Veja que já divide logo na entrada do combustível, sendo que parte do óleo vai direto para lubrificação e depois para o retorno e para o tanque. Enquanto outra parte vai para a injeção. Se der algo errado no eixo não vai nada para o injetor. Assim sendo, se der problema na bomba, é só trocar a bomba.
Lembrando mais uma vez que toda bomba um dia dá problema. Mas isso só acontece de forma precoce se utilizar combustível de má qualidade ou não fizer a manutenção adequada.
No caso da Amarok, o combustível já iria direto da lubrificação para os injetores, carregando limalhas e demais contaminantes.
Solução da DIESELLINE
A DIESELLINE encontrou a solução definitiva para a bomba da Amarok! Veja como…
Reparamos a bomba original enviada pelo cliente, modificando-a para que o óleo não passe no eixo antes de ir para a Mprop. Resumindo, nossa equipe dividiu a lubrificação da injeção. Ou seja, o caminho da Mprop ficou um e o que vai para os cabeçotes outro.
Outra coisa importantíssima alterada foi modificar o tucho e o rolete, de modo a ficar semelhante aos da bomba utilizada na Amarok V6, onde o problema não ocorre.
Com tudo isso, dá para garantir que os problemas crônicos da bomba sejam resolvidos de uma vez por todas.
Nesse caso, note que não tem nada externo, trata-se de uma bomba original modificada.
Enfim, tem bomba da Amarok aí para reparo? Envie para a gente que fazemos essas modificações.
Fornecemos essas bombas da Amarok reparadas apenas para oficinas. Entre em contato e saiba mais.
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