Quando há problemas na pressão do combustível, o veículo dá uma série de sinais. Conhecê-los, sem dúvida, é uma ótima maneira de identificar problemas rapidamente.
Saber identificar a pressão do combustível é muito importante para identificar falhas num sistema de injeção eletrônica diesel. Por isso, mostraremos neste post quais comportamentos do veículo devem servir de alerta nesse sentido. Confira:
Danos ao motor
A pressão inadequada, seja mais alta ou mais baixa que a ideal, pode resultar na necessidade de substituir peças, como a válvula, o sensor de pressão e até mesmo a bomba. Além disso, ocasiona a perda de potência e eficiência. Desse modo, o ideal é realizar a manutenção periódica, para que o problema seja identificado antes de ficar mais sério.
Sinais apresentados
Um veículo com falhas na pressão apresenta diversos sinais para os quais é preciso ficar atento. Certamente, conhecer bem as falhas mais comuns e fáceis de serem percebidas é um recurso muito importante para dar o diagnóstico correto.
Pensando nisso, falaremos abaixo de algumas das falhas mais comuns que podem ser notadas em veículos com problemas na pressão de combustível.
O motor engasga
Sem dúvida, se o motor está engasgando em alta velocidade, é porque algo está errado. Uma das principais causas para que isso aconteça é justamente a pressão de combustível desregulada. Muitas vezes isso é provocado, por exemplo, por uma bomba defeituosa.
Perda de força na aceleração
Da mesma forma, quando o veículo engasga ou perde força logo ao ligar, pode ser que algo esteja errado com a bomba de combustível. Em situações assim, o veículo pode até voltar ao normal rapidamente, ainda assim é preciso ficar atento.
Sem dúvida, esse é um dos sintomas clássicos de falhas na pressão de combustível. De fato, isso acontece porque uma bomba com algum defeito não consegue manter a pressão correta do combustível constantemente.
Afluência
Quando durante a aceleração, o veículo toma uma espécie de tranco, também pode ser problemas com a pressão de combustível. E, mais uma vez, a causa é a bomba. Afinal, isso ocorre quando, por algum defeito, a pressão é aumentada repentinamente, provocando a chamada afluência.
O motor não dá partida
Com toda a certeza esse é um caso mais grave que, provavelmente, aconteceu por falta de atenção aos sintoma já mencionados anteriormente. Isso acontece quando o combustível não é bombeado para o motor. Ou seja, quando houve uma falha completa da bomba de combustível.
Como verificar a pressão de combustível?
Sem dúvida, é muito importante que a oficina possua equipamentos específicos para testar cada parte do sistema, como: a bomba de alta pressão, o sensor de pressão, a válvula reguladora e os injetores, por exemplo. Dessa forma, o diagnóstico dos aparelhos mostrará o funcionamento individual de cada parte do sistema, indicando possíveis defeitos em um ou mais deles.
Vale lembrar que os equipamentos corretos para análise e reparo de sistemas de injeção diesel são investimentos fundamentais. Sendo assim, conheça as soluções oferecidas pela Dieselline.
Conheça também nosso canal no YouTube.