Problema crônico na bomba da Amarok: O que é e como resolver
O problema na bomba de alta pressão da Amarok é uma preocupação recorrente para muitos proprietários. Mas afinal, o que causa o problema? Tem solução?
Neste artigo conto para vocês de uma forma bem didática e direta o que é esse tão falado problema na bomba da Amarok, qual sua causa e as possíveis soluções. Confira e aproveite!
O FAMOSO PROBLEMA NA BOMBA DA AMAROK
A Amarok é uma picape muito boa que se destaca por ser bastante confortável e econômica. Tais características atraem verdadeiros fãs que realmente amam a caminhonete. No entanto, nem tudo são flores. Afinal, ela tem já há vários anos a fama de causar prejuízos enormes aos seus proprietários. De fato, há relatos de pessoas que gastaram de 20 até 50 mil para consertar os defeitos no sistema de injeção. Esse problema é tão comum, que a caminhonete já ganhou o nada legal apelido de “Bombarok”!
De fato, trata-se de um problema crônico que afeta vários modelos da Amarok. Sem dúvida é um verdadeiro terror para os proprietários. Inegavelmente, quem tem uma Amarok vive com medo do tão falado problema na bomba de alta pressão. Porém, poucos sabem qual é a causa desse defeito e também que existem alternativas para evitá-lo.
O QUE É O PROBLEMA?
- O problema está relacionado à bomba de alta pressão (modelo CP4 Bosch) presente na Amarok.
- Com o tempo de uso, essa bomba sofre desgaste, gerando limalhas que se espalham pelo sistema de combustível.
- Ao caírem no sistema, essas limalhas se espalham danificando várias peças além da bomba, como bicos injetores e sensores.
- O sistema de injeção é uma das partes mais cara do motor. Por isso, quando ele é afetado, os gastos com reparo costumam ser bastante altos.
- Esse tipo de problema não apresenta sintomas. Normalmente, quando ele se manifesta, é porque a coisa já está feia.
QUAL É A CAUSA DO PROBLEMA NA BOMBA DA AMAROK?
- Segundo a montadora, o problema é causado pelo uso de combustível de má qualidade. Por isso, ela não dá garantia.
- Porém, alguma pessoas afirmam que, mesmo o melhor combustível usado no Brasil, ainda assim é ruim o suficiente para estragar a bomba em algum momento da sua vida útil.
- Críticos afirmam que, sabedora das condições do diesel brasileiro, a Volkswagen deveria equipar a caminhonetes com uma bomba mais resistente.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?
- A presença das limalhas no sistema vão danificando pouco a pouco os componentes do sistema de injeção, que são bastante sensíveis a esse tipo de contaminação.
- Sem uma manutenção preventiva eficiente, só dá para perceber quando o motor para.
- Aí é necessário trocar a bomba e demais peças danificadas (injetores, sensores etc).
- O custo desse serviço varia de R$ 15 mil a R$ 20 mil, podendo ser ainda mais caro, dependendo do estrago causado e do número de componentes afetados pelas limalhas.
O PROBLEMA NA BOMBA DA AMAROK TEM SOLUÇÃO?
Sim, é possível resolver ou postergar o problema tomando algumas medidas.
- Faça a manutenção preventiva, com atenção especial ao sistema de injeção.
- Faça a reprogramação (remap) da injeção da caminhonete, reconfigurando o funcionamento de alguns itens do veículo.
- Isole as partes do sistema, de modo que as limalhas produzidas na bomba não se espalhem. Isso elimina a possibilidade de problemas nos injetores e sensores, por exemplo.
- Além disso, alguns proprietários recomendam adicionar um aditivo estabilizador no tanque para proteger o sistema contra os danos.
BOMBA DA AMAROK É NA DIESELLINE
Se você está enfrentando este problema na sua Amarok ou se você é mecânico e tem um cliente com esse defeito, fale com a DIESELLINE.
Temos bombas e injetores remanufaturados na base de troca para a Amarok.
Além disso, fornecemos componentes para reparo de injetores. Consulte a disponibilidade e encontre a solução adequada para sua situação.
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Enfim, seja qual for a sua necessidade, na DIESELLINE temos a solução. De mecânico para mecânico, compre na DIESELLINE!
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